17 de ago. de 2009

O olho é a janela da alma,

o espelho do mundo.
Essa frase de Da Vinci teria sido perfeita para inspirar o nome do documentário de João Jardim e Walter Carvalho entitulado de "Janela da alma", mas o título do filme veio da declaração de Marilena Chaui, uma das 19 convidadas escolhidas para dar depoimentos sobre como eles veêm ou não veêm, como enxergam o mundo de maneira única. Entre os entrevistados estão Marieta Severo, José Saramago, Arnaldo Godoy, Manoel de Barros, e outros mais que, assim como esses, sofrem de algum problema de visão que varia de miopia à cegueira total.
Assisti a esse filme na minha aula de fotografia semana passada, e o que me peguei pensando foi como aqueles que sem enxergar, pareciam ver muito além de muitos que enxergam perfeitamente. Através de suas palavras e suas artes, eles demonstraram enxergar com a alma, não eram necessários olhos...um dos entrevistados, o fotógrafo franco-esloveno Eugen Bacar mostrava exatamente isso, suas fotografias são feitas através do que ele sente, ao tocar a pessoa, ele sabe aonde ela está, a que distância deve ficar para que consiga um retrato bom. As pessoas deveriam tocar-se mais, a falta de tato muitas vezes nos deixa cegos.
Nosso mundo construido nos apresenta tudo o que é convencional, sem poder de escolhas do que assistir na Tv, ouvir no rádio, ler na Internet, podemos nos acomodar com tudo isso, tudo o que está pronto, ou podemos ir na mão contrária, atrás do não-convencional.
Eu particularmente me sinto muito atraída pelo não-convencional, afinal são os pequenos detalhes deste que nos mostram como é divertido viver, me dá vontade de acordar e sorrir, de te ver e sorrir, é raro enxergarmos algo que gostamos como realmente é, temos a mania de enxergarmos apenas o que queremos, o que nos agrada, e se gostamos disso, ele fica perfeito aos nossos olhos.
O filme trata de como as pessoas enxergam sob lentes e óculos, os quais segundo Win Wenders lhes dão enquadramento, sem eles ele veria muito... às vezes é melhor não vermos muito.
Quero ver mais com a alma, e com o tato. Quero ver mais com o coração...quero me ver mais, quero te ver mais.

A realidade não existe, cada experiência de olhar é um limite.
(Saramago)

Não consegui encontra o filme inteiro, mas nesse link aparece alguns dos depoimentos, vale a pena conferir!!
http://www.youtube.com/results?search_query=janela+da+alma&search_type=&aq=f

Beijos!!!

4 comentários:

  1. adoro teu jeito de pensar!! o comum cansa e
    tu es fantastica!!

    ResponderExcluir
  2. Esse documentario é realmente incrivel. Quando nos falta um dos sentidos os outros assumem a brincadeira e desenvolvem habilidades até então desconhecidas.
    Parabens pelo post, e pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. Agora até eu quero ver esse documentário.. E tens aula de filosofia na faculdade? É exatamente isso que só vemos o que nos agrada.
    Muito legal!

    ResponderExcluir
  4. Olá... Assisti este filme também em aula, só que de Design de Interiores, como complemento para uma matéria que engloba acessibilidade do ambiente para portadores de necessidades especiais. Não basta ser apenas um projeto bonito!
    Agora tenho que fazer uma resenha crítica... e estou navegando na Internet em busca de inspiração. E cheguei aqui... Valeu! Sua forma de expressar a essência do filme foi enriquecedora! Parabéns!

    ResponderExcluir