18 de set. de 2009

o planeta é aquilo que comemos

A conhecida frase "Você o que você come", também vale para o nosso planeta.
Muitas vezes, mesmo sem saber, compramos alimentos como pratos prontos, de fácil preparo, frutas e legumes fora da estação, que agridem o meio ambiente. Não só pelos lixos que estes produzem, mas também por seu modo de preparo.
Estes alimentos consomem muita energia, possuem uma grande quantidade de embalagem e emitem gases do efeito estufa ( produção intensiva com uso de pesticidas, transporte, preparo com uso de conservantes, conservação no freezer e descongelamento). Logo, o impacto que os causam varia conforme o modo de produção, a distância percorrida entre a produção e o consumo, se é um alimento fresco ou congelado...
por exemplo: Para a produção de um litro de refrigerante usa-se 5 litros de água.
Uma fruta fora de época importada por avião consome para seu transporte 20 vezes mais de petróleo que a mesma fruta produzida localmente.
Ao irmos ao supermercado, encontramos diversos produtos, principalmente frutas e verduras que, por serem transgênicos parecem muito mais vistosos e apetitosos, entretanto, agridem muito mais o meio ambiente do que a fruta sem hormônios.
A evolução na produção e consumo está levando a um aumento na pressão que exercemos sobre o nosso planeta. E nós, consumidores, somos os causadores diretos disso.
Do que adianta você comer coisas saudáveis, ou mesmo coisas que gosta, se para isso você tem que degradar o ambiente em que vivemos...
Algumas atitudes que podemos tomar para diminuir essa ação:
-Escolha alimentos da época
- Evite alimentos com muitas embalagens. Separe o lixo, recicle!
- Dê preferência a alimentos frescos
- Evite alimentos congelados e refeições pré-prontas
- Se tiver espaço em sua casa, faça uma horta! Além de ser saudável é econômico.
- Evite alimentos importados, opte por alimentos produzidos na região que você mora.
- Leia sempre toda embalagem. Além do rótulo nutricional, data de validade confira sempre a proveniência do alimento.

Espero que aproveitem as dicas, e pensem sobre isso!!
Beijos

2 comentários: